segunda-feira, 21 de maio de 2012

Livro de Memórias 2011

Devido ao sucesso do projeto Livro de Memórias desenvolvido em 2009, o mesmo foi reescrito em 2011. Dessa vez, o projeto era o "Livro de memórias dos jogos e brincadeiras da Região", onde as crianças de um novo 6º ano recolhiam relatos de seus familiares mais velhos sobre os jogos e brincadeiras de sua infância. 

O diferencial dessa vez, foi uma nova equipe de trabalho e novas propostas, consequentemente, novas atividades...


Uma das primeiras, foi a visita ao atelier do artista plástico cabofriense, Ivan Cruz, com os seus trabalhos "Brincadeiras de criança". Tudo a ver com o tema. Foi incrível perceber a alegria e surpresa das crianças que nunca tinham ido a um atelier, nem visto um artista de perto. Isso as impressionou bastante e comentavam sobre esta visita até o final do projeto.






Logo depois, ficamos sabendo de um projeto do Museu do Folclore, no Rio de Janeiro que tem uma exposição itinerante chamada "Olhando em volta": http://www.cnfcp.gov.br/interna.php?ID_Secao=56
A proposta do museu é que cada escola que recebe a exposição, mude um pouco a "cara" dela. Recebemos várias peças em argila com o tema "Trabalho". Em conjunto com os alunos, pensamos: Como podemos aliar o tema da exposição ao tema do nosso projeto? 
Logo, eles responderam: trabalho também é brincadeira! O pessoal do circo não trabalha? Depois que a gente cresce começa a trabalhar!
E dali partimos pra ideia e começamos a confeccionar bonecos de biscuit para compor a exposição junto a que recebemos do museu:



Muitos alunos preferiram pensar em "profissões divertidas", como o jogador de futebol ao lado. Primeiro, elas fizeram um desenho do seu boneco e depois partiram para a confecção.


As crianças também catalogaram todos os objetos existentes na exposição e os bonecos que elas criaram.


Reorganizaram as fotos e o espaço expositivo, participando de todo o processo de uma exposição.












Estudando também a história do papel para entender como o livro surgiu, essa nova turminha fez um papel reciclado, estudando os impactos ambientais e colocando a mão na massa.






















Ainda estudando os impactos ambientais se relacionando com o projeto, as crianças confeccionaram bonecos utilizando materiais recicláveis:



































E para finalizar, eu posto as ilustrações que as crianças fizeram para o livro, com as brincadeiras pesquisadas:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página! Deixe seus comentários e sugestões!