domingo, 5 de maio de 2013

Teatro Grego


Em 2009, no IPUFRJ/Cabo Frio fizemos algumas aulas interdisciplinares sobre Teatro grego.

Um dos aspectos mais significativos da cultura grega antiga foi o teatro. Os gregos o desenvolveram de tal forma que até os dias atuais, artistas, dramaturgos e demais envolvidos nas artes cênicas sofrem a influência suas influências. Diversas peças teatrais criadas na Grécia Antiga são até hoje encenadas.
Os atores representavam usando máscaras e túnicas de acordo com o personagem. Muitas vezes, eram montados cenários bem decorados para dar maior realismo à encenação.  Os temas mais representados nas peças teatrais gregas eram: tragédias relacionadas a fatos cotidianos, problemas emocionais e psicológicos, lendas e mitos, homenagem aos  Deuses gregos, fatos heróicos e críticas humorísticas aos políticos. Os atores, além das máscaras, utilizam muito os recursos da mímica. Muitas vezes a peça era acompanhada por músicas reproduzidas por um coral.

Confeccionamos máscaras em E.V.A., criamos personagens e depois montamos a peça. O registro da mesma se perdeu com o tempo, mas o que consegui resgatar coloquei em um pequeno vídeo.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página! Deixe seus comentários e sugestões!