quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Arte Rupestre - Pré História


Trabalhei com o tema Arte Rupestre com as turmas de 6º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, além de uma classe especial de alunos de uma espécie de supletivo (6º e 7º anos juntos) que se chama Acelera, no Município de Armação dos Búzios.

Primeiramente, introduzi o assunto com um pequeno texto. Fiz um resumo dos textos dos sites:

http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-prehistoria-nos-periodos-paleolitico-neolitico.htm

http://www.infoescola.com/artes/arte-rupestre/

http://www.brasilescola.com/historiag/a-arte-rupestre.htm

Depois, mostrei algumas imagens das cavernas de Chauvet e Lascaux (na França) e Altamira (na Espanha). Ainda fizemos um paralelo com imagens encontradas nas cavernas brasileiras.


Caverna de Chauvet - França
Boqueirão da Pedra Furada - Piauí - Brasil

Marcações de mão, demarcação de território.


Após discutirmos as imagens, levei os alunos a questionar-se sobre as marcações de mão que apareciam nas rochas e principalmente no interior das cavernas. Fiz um paralelo com o grafite que seria na época atual uma forma de demarcação de território. 


Em seguida, realizamos a seguinte atividade:

Com o 6º ano, pedi para que circulassem a mão e depois esfregassem o giz de cera deitado na textura da parede. Depois, formaremos um grande painel dentro da sala.


Com os jovens da turma de aceleração e com o 1º ano do Ensino Médio, as marcações ganharam desenhos, formas abstratas e muita cor. Todos gostaram bastante da atividade.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar minha página! Deixe seus comentários e sugestões!